Curso de caracterização avançada de materiais

Através do EDITAL 002/2019 – CAPES/ PRINT/UFBA, o PPEQ está promovendo um curso de caracterização avançada de materiais entre os dias 28/10 a 01/11/2019, das 08:00 às 12:00h, envolvendo os seguintes tópicos:

1. Intro to XPS and Auger spectroscopy I – basic principles
2. Intro to XPS and Auger spectroscopy II – chemical state information
3. Instrumentation for XPS/Auger spectroscopy
4. XPS/Auger Sputter depth profiling – includes CdTe solar cell and CdZnTe detector examples
5. Applications I – Corrosion and Oxidation – includes data from AFM/EDX/FIB-SEM
6. Applications II – Polymers and Adhesion – includes some SIMS data
7. Applications III – Wear resistant Coatings - TiN/Ti-B-N/Ti-B-C/Cu-Cr-N coatings – includes XPS/XRD/SEM/TEM data
8. Scanning Electron Microscopy
9. EDX/WDX in electron microscopy – considers EDX on SEM and TEM
10. FIB-SEM

O curso completo é oferecido na Inglaterra a um custo de 1600 libras esterlinas por aluno (em torno de 8300 reais, ao câmbio de hoje) e uma parte dele será ministrada a 40 participantes, sem custo adicional além da visita do professor.

Tendo em vista o número restrito de 40 vagas, solicitamos que os interessados encaminhem um email para ppeq.curso@gmail.com  com o título “Caracterização avançada de materiais - 2019”, até o dia 20/10/2019, com a ficha de inscrição preenchida (ver aba "formulários").

São pré-requisitos para participação:

- Ter fluência em inglês (parte do curso será ministrado em inglês);
- Comprometer-se com o comparecimento nos 5 dias do evento. A ausência em qualquer um dos dias ocasionará na exclusão do participante e impedirá o recebimento do certificado ao final do curso.
- Trazer computador a partir do segundo dia (terça-feira, 29/10).

O curso terá duração de 17 horas e os tópicos serão ministrados pelos professores Mark Baker (University of Surrey/Inglaterra) e José Mário Ferreira Júnior (Professor visitante – PPEQ/UFBA).

O professor Mark Baker é PhD em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de Surrey. Possui 30 anos de trabalho em pesquisa e desenvolvimento na área de ciência e engenharia de materiais. Além disso, é autor de mais de 130 artigos, com mais de 2700 citações (Fator H:28) e possui pesquisas reconhecidas internacionalmente.

O professor José Ferreira é mestre e doutor em ciências na área de tecnologia nuclear pelo IPEN - USP na área de eletroquímica (2014). Possui pós-doutorado na Universidade de Surrey/Inglaterra (2017), onde se especializou na análise de superfícies, focado no uso de técnicas de caracterização de superfícies como espectroscopia de fotoelétrons excitados por raios (XPS) e Time-of-Flight Secondary Ion Mass Spectrometry (TOF-SIMS).

Att.,
Coordenação do PPEQ