Edital n.º 001/2019 PRINT/UFBA - Bolsas de doutorado sanduíche

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia, no uso de suas atribuições, torna público o Edital de seleção interna para bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior para o ano de 2019, no âmbito do EDITAL CAPES PRINT, visando à distribuição entre os Programas de Pós-Graduação participantes do Programa Institucional de Internacionalização — PRINT/UFBA.

Todas as propostas selecionadas pelos Colegiados deverão estar associadas aos temas do PRINT/UFBA, aos quais os Programas estejam associados no Projeto Institucional aprovado pela CAPES, respeitando os países de destino incluídos nos respectivos Temas, conforme Anexos I disponível na página http://www.propg.ufba.br/sites/propg.ufba.br/files/anexo_i_temas_capes_print.pdf

O Aluno de doutorado regularmente matriculado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPEQ) deverá entregar a documentação na secretaria do PPEQ até o dia 8 de abril de 2019, as 14h, com os seguintes itens:

1. Ficha de inscrição disponível na página da PROPG;
2. Declaração da instituição de destino, impressa em papel timbrado, datada e assinada pelo/a coorientador/a estrangeiro/a, aprovando o plano de pesquisa, identificando o título do projeto e o período de permanência do/a Doutorando/a, explicitando o mês e o ano de início e término do estágio.
3. ORCID do/a coorientador/a estrangeiro/a, quando pertinente.
4. Currículos Lattes e identificação no ORCID do/a candidato/a e do/a orientador/a da UFBA.
5. Declaração do/a orientador/a brasileiro/a, em papel timbrado, evidenciando a previsão de defesa da tese do/a candidato/a, justificando o benefício acadêmico-científico esperado com o estágio, a imprescindibilidade do estágio no exterior para realização da pesquisa, bem como demonstrando, preferencialmente, resultados formais derivados da interação técnico-científica com o/a coorientador/a estrangeiro/a.
6. Plano de pesquisa com, no máximo, 12 (doze) páginas, impresso em fonte CALIBRI 12, incluindo os seguintes itens:
    a) Resumo do projeto em português e inglês, evidenciando os objetivos e as metas que poderão ser alcançadas, área de conhecimento e a instituição estrangeira;
    b) Introdução e justificativa, apresentando a atualidade e a relevância do projeto proposto;
    c) Objetivos, com definição e delimitação clara do objeto de estudo;
    d) A metodologia que será empregada para o desenvolvimento do projeto;
    e) Descrição da infraestrutura disponível, na instituição estrangeira, para a realização do projeto;
    f) Cronograma das atividades;
    g) Resultados específicos que poderão ser obtidos com o desenvolvimento da proposta;
    h) Potencial para o estabelecimento de redes de pesquisa e educação;
    i) Projetos que envolvam pesquisas com seres humanos e/ou animais e que exijam apreciação dos Comitês de Ética, deverão anexar aprovação referente aos temas envolvidos;
    j) Referências bibliográficas que evidenciem o estado da arte do projeto apresentado.

Datas Limites
Lançamento da chamada interna
02/04/2018
Entrega da documentação